quinta-feira, 3 de março de 2016

55 ondas

(à minha mulher linda Solange)
(ao poeta José Félix com saudade)

era com alecrim e sal marinho a praia da saudade
entre as tuas ancas e as minhas no mar de Cascais
bagas de romã no teu peito   passou muito tempo
descanso sentado na areia fina do poema em casa
donde não saio para escrever em libertação sempre
és serena e calma namorada das ondas da mansidão 
beijas comigo as dunas de areia do Guincho ao vento
do humanismo solidário em segredo na minha solidão

cismo junto aos rochedos do presente e gostava de ser água
transparente e quente como o teu colo de princesa

desci em armação de pêra em pleno inverno sozinho
ao oceano mais próximo da América Latina para te ouvir
triste e pensativo na baixa maré de areia larga meu sal
marinho em 55 ondas de conversa vegetal e fina

José Gil

Sem comentários: